A tinta feita carne e o realismo das poses – Lucien freud - o nu como arte

A tinta feita carne e o realismo das poses – Lucien freud


Lucien Freud nasceu a 8 de dezembro de 1022, em Berlim foi considerado o maior pintor vivo do seculo XX. Pintor realista só pintava, segundo ele, o que via e quem mais gostava. Pintor de nus, as suas obras provocavam um misto de amor e  ódio e foram geradoras de grandes polémicas. Lucien Freud disse um dia acerca das suas obras: “Assim posso ver  mais. Gosto que toda a gente esteja natural e fisicamente relaxada como se fossem animais. Quero que a tinta funcione como carne, que os meus retratos sejam as pessoas e não parecidos às pessoas”.
Segundo a galerista Louise Lidell, numa confissão feita num documentário sobre Lucien Freud, “estar com ele é como enfiar os dedos numa tomada e ficar ligada á corrente elétrica. É daquelas pessoas que nasceu com carisma sexual e que manterá até morrer”.

Como curiosidades, Lucien Freud era neto de Sigmund Freud, e a sua obra Benefits Supervisor Sleeping, que retrata uma mulher gorda deitada num sofá (obra que encabeça este post), foi comprada por Romam Abramovich, o patrão do clube de futebol inglês Chelsea, por  23 milhões de euros. Com esse valor, tornou-se a obra mais cara de um artista vivo já vendida até ao momento.

O critico de arte Jackie Wullschlager, chamou-lhe “o interprete da carne e da psique humana na pintura”.

O pintor que nunca quis pertencer aos círculos artísticos, morreu 20 de julho de 2011, em Londres.

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

 

©2009o nu como arte | by TNB